Esclareço desde já que não sou contra as cópias, nem este artigo é sobre a utilidade das mesmas, apenas defendo que citem as fontes do trabalho pelas razões apresentadas abaixo.
Para quem é desenhador ou ilustrador, espero deixar um artigo informativo com a melhor maneira de lidar com este problema e também de proteger os seus direitos.
É um problema recorrente quando um desenhador ou ilustrador percorre o Facebook: grupos de desenho, páginas com desenhos copiados, sem qualquer citação ao autor ou imagem original.
![]() |
| (fig.1) Desenho copiado de uma imagem cujo autor é desconhecido, retirada do Google. |
Infelizmente esta prática é ilegal. O conteúdo que circula pela internet têm Direitos de Autor mesmo que não conste uma referência ao mesmo.
O que são então, os Direitos de Autor?
São as leis que protegem qualquer autor de conteúdo original. Abrangem áreas como Música, Literatura, Arte e Imprensa (escrita ou online).Elas protegem os criadores de conteúdo de plágio, a situação ilustrada na fig.1. Podem ler mais sobre a Lei Brasileira de Direitos de Autor aqui e sobre a Lei Portuguesa aqui.
E o que é plágio?
É quando alguém ou alguma entidade se apropria do conteúdo indevidamente para o usar em benefício próprio ou aparenta ser o original criador do mesmo.Sendo assim, qualquer pessoa que não cite as fontes devidas ou informe que o seu desenho é copiado, está a cometer plágio, e este é o maior problema para os iniciantes.
Seja por falta de informação ou por falta de carácter, muitos acabam por cair no mesmo erro e acabam sendo vistos de lado por ilustradores e desenhadores.
Copiar não é desenhar. Desenhar é o acto de criar conteúdo original, autoral, do qual somos detentores de todos os direitos. Copiar é reproduzir, com ou sem autorização, o trabalho de outra pessoa. Há uma boa razão para esta distinção: Em termos profissionais, não podemos cobrar por um trabalho do qual não somos detentores dos direitos! Apenas podemos vender conteúdo original.
Muitos iniciantes também confundem releitura ou reintrepertação com cópia, mas são coisas distintas:
![]() |
| (fig.2) A esquerda, a Mona Lisa de DaVinci e á direita, a reintrepertração de Nick Gentry. |
Da mesma forma, fanart não pode ser confundido com releitura:
![]() |
| (fig.3) A esquerda a Splash Art da personagem Jinx do jogo League of Legends, pela artista Katie DeSousa, e á direita o meu fanart da mesma personagem. |
Sou iniciante, como resolvo o problema?
Ao postar a cópia, devemos citar o autor ou no caso de ele ser desconhecido, postar juntamente com a imagem original. Em suma, respeita os direitos dos outros se queres ver os teus serem respeitados.
O ideal seria fazer ambos, não só para ilibar o iniciante de plágio, como também para ser possível dar-lhe dicas caso sejam solicitadas. Como copiar é reproduzir algo fielmente, apenas podemos fazer uma crítica no sentido de quão parecido está com a imagem original. Por isso é que pedir dicas com um desenho copiado é perda de tempo, e a ajuda recebida será infrutífera.
O ideal seria fazer ambos, não só para ilibar o iniciante de plágio, como também para ser possível dar-lhe dicas caso sejam solicitadas. Como copiar é reproduzir algo fielmente, apenas podemos fazer uma crítica no sentido de quão parecido está com a imagem original. Por isso é que pedir dicas com um desenho copiado é perda de tempo, e a ajuda recebida será infrutífera.
Vi um iniciante a cometer plágio e sei qual é o autor e a imagem original, o que faço?
Comenta o post com a imagem original citando o autor e informa porque é que o que ele está a fazer é errado. Caso ele não mude as suas atitudes, denuncia a sua página caso ele tenha uma ou denuncia o post ao administrador do grupo.
Como apenas o dono do conteúdo poderá apresentar uma queixa formal na Polícia, o melhor que podemos fazer é educar e se isso não funcionar, denunciar.Plágio é algo sério e não é um assunto para ser levado na brincadeira.
Fui alvo de plágio/uso impróprio de material, o que faço?
Angaria as provas necessárias (screenshots, links, imagens) e apresenta queixa na Polícia. Defende os teus direitos.
Sou um Ilustrador/Desenhador profissional e quero saber mais sobre os meus direitos, o que faço?
O primeiro passo será contactar um advogado e ficar a par de todas as questões legais. Todo o desenhador profissional cujo foco da carreira seja comercial deverá ter um, seja para se defender de contractos abusivos ou para se certificar que os seus direitos estão a ser respeitados.
O segundo passo seria juntar-se a uma associação. No Brasil existem a SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil e Aipbro - Associão Brasileira dos Ilustradores Profissionais. Em Portugal existe a SPA - Sociedade Portuguesa de Autores. Também poderão consultar a CreativeCommons, que são contractos de licença de utilização de obras cujo sistema é utilizado em sites como o Deviantart.
O segundo passo seria juntar-se a uma associação. No Brasil existem a SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil e Aipbro - Associão Brasileira dos Ilustradores Profissionais. Em Portugal existe a SPA - Sociedade Portuguesa de Autores. Também poderão consultar a CreativeCommons, que são contractos de licença de utilização de obras cujo sistema é utilizado em sites como o Deviantart.



Olá DarkValkiria . Muito interessante o seu post, mas eu tenho uma dúvida. Quando alguém copia um desenho e o "mascara" com um persongem prórprio também entra nesse caso ? Por que já vi trabalhos na rede onde a pessoa copiou a pose composição etc de uma ilustração e depois só escondeu com personagens dela , ou até mesmo copia o estilo de traço de ilustradores profissionais. Você saberia a respeito desses casos? Muito obrigada.
ResponderEliminarOlá Guilly, no meu entendimento do assunto esse é o caso mais sensível, onde depende muito da parecença entre um e outro para podermos chamar de cópia ou releitura.
EliminarSe te estás a referir a tracing, então é cópia sem dúvida alguma. Agora se a pessoa copia apenas a pose ou linhas do desenho e muda algumas coisas como cabelo ou cores, é mais difícil julgar. Vai depender muito do nível de semelhança do trabalho final com o original. Se estás a par do que se passou com o autor de No Game no Life, Kamiya Yuu, ele referenciou várias imagens e poses de diferentes de autor para construir o seu trabalho. Está errado? É altamente discutível, e eu na minha opinião pessoal considero que em alguns casos em que a semelhança é mínima a acusação foi exagerada, mas em alguns está bastante visível que provavelmente foi copiado. Alguns artistas afirmam que isto é o mesmo que releitura, outros consideram mesmo cópia.
Espero ter ajudado. :)
Obrigada pela sua opinião. :)
EliminarDe nada :)
EliminarOi oi oi :3
ResponderEliminarEu sempre fico muito encucada com cópias, eu até admiro a paciência e o trabalho (técnica também) que a pessoa levou para faze-las. Eu copiei muito quando era bem iniciante mesmo - acho que faz mais de quatro anos isso - mas logo veio a vontade de criar e hoje eu não tenho vontade de copiar mais nada!
Acho que cópias são interessantes por causa do treino ou se a pessoa desenha por diversão, não vejo problema nenhum. Mas juro que já vi em portifolio de "artista profissional" COPIAS. Gente, nem releitura era.
Enfim, o pessoas pegam a imagem do google , copiam e postam em tudo quanto é canto dando a entender quer é delas! (sei que nem todos fazem isso) Ora, não diz se é cópia, mas também não diz se é o criador, eu presumo que foi a pessoa que fez. Sei que as vezes se esquecem de linkar a imagem original... Além de que o verdadeiro desenhista pode estar em qualquer lugar do planeta e nem veja a cópia.
Se fosse com um desenho meu, que copiassem e deixassem a entender que é obra própria eu ficaria muita chateada, mesmo!
Realmente, esse tipo de coisa dá treta mesmo! Seu texto foi bastante informativo para mim, gostei muito :)
Sem querer ser curiosa, mas já sendo, percebo um toque diferente no teu português. É de Portugal? (ou não) :3
Olá Cookie!
EliminarExactamente, copiar é uma óptima forma de começar a desenhar, desde que não fiquemos apenas por aí. É claro que uma pessoa que apenas quer desenhar por hobbie pode continuar a copiar, mas se deseja ser profissional ou melhorar a sua técnica deverá sair da zona de conforto e deixar de copiar. Além disso, a cópia é uma boa forma de estudares os teus artistas favoritos e compreenderes as suas técnicas, é esse o objectivo dos "Master Studies" (realizar um estudo de uma obra de um pintor aclamado, como DaVinci).
Pois é, é exactamente essa a questão - se a pessoa não diz nada, a pessoa que vê o post fica na dúvida da autoria do mesmo, e o mais lógico é assumir que o trabalho é autoral. Em casos em que a pessoa é muito iniciante não engana, mas se esta já é boa a copiar realmente fica difícil conseguir saber a origem do trabalho.
Eu também ficaria muito irritada se alguém copiasse um trabalho meu e o publicasse pela internet sem citar a autoria do trabalho.
Sim, sou de Portugal :D
Oi, como vai vc ?
ResponderEliminarEntão....acho que talvez vc ja tenha respondido uma pergunta semelhante a esta que vou fazer. Mas como sou chato vou fazer a minha
Existem pessoas que utilizam alguma imagens retiradas da internet para compor sua obra, hq, manga...Porem, gostaria de sabe, do seu ponto de vista: Em alguns casos, quando o trabalho final de um artista ainda lembre o original (seja por causa de poses, cenarios...) pode ser considerado plagio ou algo do tipo ?
[por favor, não leve em conta sobre o caso do autor de "No Game No Life", ja li muito sobre esse caso]
espero q entenda minha perguta hahaha
Olá! tudo bem :)
EliminarDe facto já respondi a uma pergunta similar, mas este caso é diferente.
Se a imagem for apenas usada como referência e não literalmente copiada, não tem qualquer problema: é algo normal de acontecer, todos os artistas usam referências.
O problema real surge quando a imagem é simplesmente copiada ou apenas modificada com programas de edição e encaixada em alguma parte nas páginas, seja um cenário de uma cidade, uma árvore ou uma pessoa. Dependendo dos termos de utilização da imagem, a pessoa poderá estar sujeita a receber surpresas menos agradáveis. Existiram autores da Marvel que enfrentaram acusações de plágio por usares fotografias de capas de revista como referência em que ambas as imagens estavam visivelmente similares; é por isso que defendo que o mais correcto a fazer é angariar as próprias referências e usá-las como entendermos, pois o conteúdo é 100% nosso.
Nossa tipo asism, depois de 2 meses vim ver a resposta (ta certo kk)
EliminarGostei da resposta, porem queria aproveitar o gancho, e pedir uma ( outra) opinião sua. O link q iri deixa é de uma imagem que mostra algumas referencias de autor, que foram consideradas plagio, e rolou até processo se é q eu me lembre.
http://www.animeclick.it/prove/upload/img/News47.jpg
Neste caso, vc consideraria um plagio, ou diria q foram referencias tiradas a partir de fotos ?