Iniciando a série de tutoriais sobre materiais, neste artigo venho falar-vos dos Suportes, que definimos anteriormente como todo o material receptor de pigmento - no entanto esta é uma definição geral e vaga, pelo que neste artigo irei aprofundar o tema.
Que tipos de suportes existem?
Existem suportes fixos e transportáveis, mas para ser mais fácil a sua distinção são divididos em duas grandes categorias:Suportes Rígidos
Exemplos: Madeira, contraplacado, metais, vidros, muros
Suportes Flexíveis
Exemplos: Papel, tela, tecido, etc.
Como escolher um suporte?
Estes devem ser escolhidos de acordo com a técnica a utilizar e as características dos respectivos materiais - se a tinta é oleosa ou aguada, se o suporte tem bom poder de absorção, se a textura é a indicada, e também as suas propriedades de conservação. Caso o trabalho seja exposto, ou seja arquivado, queremos garantir que as suas qualidades se mantenham durante o maior tempo possível.
Há também que levar em conta que a cor do papel afecta a sua capacidade de absorção, sendo o papel branco o mais absorvente.
Há também que levar em conta que a cor do papel afecta a sua capacidade de absorção, sendo o papel branco o mais absorvente.
No entanto este artigo tem como foco o material mais largamente utilizado como suporte: o papel.
Qual a origem do papel?
O papel originou-se há milhares de anos com a civilização Egípcia, em que era utilizada a fibra da planta papiro que originou o papel com mesmo nome. Existiram também no México papéis feitos a partir da fibra das árvores como a tapa, o papel chinês obtido de fibras vegetais e o pergaminho, obtido pelo curtimento de peles de animais ovinos e caprinos.
Actualmente o papel é produzido através das fibras de eucalipto, algodão, e linho.
Actualmente o papel é produzido através das fibras de eucalipto, algodão, e linho.
Quais as propriedades do papel?
O papel pode ser categorizado tendo em conta a sua absorção, peso (gramagem, expressa em gramas por metro quadrado) e acidez ou neutralidade (pH). Temos então três grande grupos que apresentam características similares:Rugosos
Papéis cuja superfície é rugosa ou texturada.
Pressão a frio (NO)
Papéis cuja superfície é texturada, de grão fino e semi-ásperos.
Pressão a quente (HP)
Papéis cuja superfície é texturada, de grão fino e semi-ásperos.
Pressão a quente (HP)
Papéis cuja superfície é dura e lisa, vítreos (reflectem a luz) e suaves.
Existem no entanto, mais características a considerar, e que devem ser levadas em conta aquando a sua compra ou escolha para realizar um determinado trabalho. Podem usar o quadro-resumo abaixo para facilitar a vossa escolha:
Existem no entanto, mais características a considerar, e que devem ser levadas em conta aquando a sua compra ou escolha para realizar um determinado trabalho. Podem usar o quadro-resumo abaixo para facilitar a vossa escolha:
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(fig.1) Características do papel e as suas descrições. |
Outra característica a considerar é as suas medidas:
Uma das características que necessita de uma maior compreensão é a gramagem. Ela define a espessura do papel e por conseguinte diferentes espessuras são indicadas para diferentes técnicas:
Esta tabela é meramente uma orientação que ajuda na hora de seleccionar o papel adequado para cada técnica, existindo excepções á regra. Dependendo da sua textura, poderá não ser indicado para uma determinada técnica, como por exemplo um papel de 100gr texturado não será ideal para o uso de canetas, mas sim de um material seco como o carvão.
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(fig.2) Medidas do papel e as relações entre elas. |
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(fig.3) Relação entre a gramagem do papel e as técnicas possíveis de utilizar. |
Para que se deve usar cada tipo de papel?
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(fig.4) Exemplos de papéis para diferentes técnicas e tipos de trabalho. |
É importantíssimo saber classificar cada tipo de papel e associá-lo ás suas técnicas adequadas, o que ajudará imenso a evitar erros de iniciante e "desastres" no vosso trabalho. Um suporte adequado será meio caminho andado para um trabalho com óptima qualidade. Aqui ficam alguns exemplos para vos ajudar, e para o que os recomendo:
A - Papel de máquina ( papel sulfite)
90gr,sem textura, grão fino, alguma transparência, cor branca
Poderá ser de qualquer marca, e será utilizado para realizar rascunhos ou estudos sobretudo a grafite e caneta. Devido ao seu baixo preço recomendo-o para sketches, estudos, layouts e outras tarefas.
B - Papel Canson Croquis
90gr, leve textura, grão médio, alguma transparência, cor beige
Devido á sua encadernação, torna-se um sketchbook prático e fácil de utilizar. Recomendo o tamanho A4 ou A5. Devido á sua textura, é capaz de aguentar materiais como carvão e pastéis secos.
C - Papel Canson Aquarelle
300gr, textura leve, grão fino, sem transparência, cor branca
Devido á sua leve textura recomendo este papel especificamente para aguarelas e gouache - é difícil encontrar um papel de aguarela pouco texturado a um bom preço e esta é a minha opção.
D - Papel Bristol Lorenz Bell
250gr, sem textura, grão inexistente, sem transparência, cor branca
Este é o meu papel de eleição para utilizar canetas de qualquer tipo, especialmente canetas a álcool para pintar. A sua superfície é extremamente suave e um pouco brilhante, dando um óptimo acabamento aos trabalhos. Gouache, lápis de cor e grafite também são excelentes técnicas para se utilizar.
E - Papel Dessin á Grain
180gr, leve textura, grão médio, sem transparência, branco perolado
Recomendo-o para utilizar técnicas como pastéis secos, carvão, giz e sanguínea, pastel de óleo e lápis de cera. Também é capaz de absorver uma leve aguada. Não recomendo para lápis de cor e grafite.
F - Papel Canson Marker
70gr, sem textura, sem grão, semi-transparente, cor branca
Este é o papel da Canson específico para o uso de marcadores a álcool. Apesar de preferir o Bristol, podem usufruir da transparência do papel colocando-o por cima do sketch previamente feito e com o auxílio de um candeeiro ou mesa de luz transferirem-no para ser finalizado.
G - Papel Canson Mixed Media
300gr, altamente texturado, grão médio, sem transparência, cor branca
Recomendo este papel para se utilizar com técnicas como gouache, óleo e acrílico, colagens e outros trabalhos. Se não se importarem com a textura, aguarelas também resultam bem.
H - Papel Cavalinho
100gr, sem textura, grão fino, sem transparência, cor branca
De acabamento suave e sem brilho, recomendo utilizá-lo para sketches e desenhos finalizados a grafite, assim como canetas e lápis de cor.
Por fim, espero que este artigo vos tenha sido útil e ajude nas vossas escolhas :)
90gr,sem textura, grão fino, alguma transparência, cor branca
Poderá ser de qualquer marca, e será utilizado para realizar rascunhos ou estudos sobretudo a grafite e caneta. Devido ao seu baixo preço recomendo-o para sketches, estudos, layouts e outras tarefas.
B - Papel Canson Croquis
90gr, leve textura, grão médio, alguma transparência, cor beige
Devido á sua encadernação, torna-se um sketchbook prático e fácil de utilizar. Recomendo o tamanho A4 ou A5. Devido á sua textura, é capaz de aguentar materiais como carvão e pastéis secos.
C - Papel Canson Aquarelle
300gr, textura leve, grão fino, sem transparência, cor branca
Devido á sua leve textura recomendo este papel especificamente para aguarelas e gouache - é difícil encontrar um papel de aguarela pouco texturado a um bom preço e esta é a minha opção.
D - Papel Bristol Lorenz Bell
250gr, sem textura, grão inexistente, sem transparência, cor branca
Este é o meu papel de eleição para utilizar canetas de qualquer tipo, especialmente canetas a álcool para pintar. A sua superfície é extremamente suave e um pouco brilhante, dando um óptimo acabamento aos trabalhos. Gouache, lápis de cor e grafite também são excelentes técnicas para se utilizar.
E - Papel Dessin á Grain
180gr, leve textura, grão médio, sem transparência, branco perolado
Recomendo-o para utilizar técnicas como pastéis secos, carvão, giz e sanguínea, pastel de óleo e lápis de cera. Também é capaz de absorver uma leve aguada. Não recomendo para lápis de cor e grafite.
F - Papel Canson Marker
70gr, sem textura, sem grão, semi-transparente, cor branca
Este é o papel da Canson específico para o uso de marcadores a álcool. Apesar de preferir o Bristol, podem usufruir da transparência do papel colocando-o por cima do sketch previamente feito e com o auxílio de um candeeiro ou mesa de luz transferirem-no para ser finalizado.
G - Papel Canson Mixed Media
300gr, altamente texturado, grão médio, sem transparência, cor branca
Recomendo este papel para se utilizar com técnicas como gouache, óleo e acrílico, colagens e outros trabalhos. Se não se importarem com a textura, aguarelas também resultam bem.
H - Papel Cavalinho
100gr, sem textura, grão fino, sem transparência, cor branca
De acabamento suave e sem brilho, recomendo utilizá-lo para sketches e desenhos finalizados a grafite, assim como canetas e lápis de cor.
Como armazenar o papel?
Regra geral, o papel deve ser armazenado num local seco e protegido da luz, longe de produtos ácidos e armazenado horizontalmente.Considerações a ter na hora da compra e de utilzação
Tenham o cuidado de preferir papel mais barato ou em formato menor para realizar os vossos estudos, de forma a guardarem o melhor papel para trabalhos finais. A escolha do papel é algo que se relaciona muito com o gosto pessoal mas também a técnica e acabamento pretendidos, e espero deixar-vos informação suficiente para realizarem uma escolha consciente. Será uma boa prática aquando da compra do papel, pedirem ao comerciante para poderem tocar no produto. Isto dará-vos a conhecer da forma mais rápida e fácil as características do produto e poderão julgar se estão a fazer uma boa compra. Infelizmente já caí no erro de me deixar levar pela palavra dos comerciantes e comprar papel com qualidade inferior. Caso não possam tocar no produto como é no caso das grandes superfícies, a sua descrição deverá ajudar-vos na vossa escolha.Por fim, espero que este artigo vos tenha sido útil e ajude nas vossas escolhas :)
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