Iniciantes e Ética

terça-feira, 14 de outubro de 2014

As situações demonstradas neste post são meramente ilustrativas e não aconteceram na realidade.
O assunto críticas é apenas abordado superficialmente, estando o post focado na forma como devemos reagir e responder ás mesmas. Não falarei sobre o porquê de aceitar críticas ou como as devemos rebater, ficando isso para outra ocasião.


Ao contrário do que possam pensar, ser desenhador ou aspirante á carreira acarreta aderir a uma série de normas que são da própria profissão. No post anterior abordámos a questão dos Direitos de Autor, seguindo agora a questão da Ética.

O que é a Ética?

Ética é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos comportamentos da sociedade, cuja função é encontrar quais os melhores comportamentos e condutas a ter mediante um determinado assunto usando a razão. Pode assim, ser dividida em vários ramos, como ética no trabalho, ética na vida privada, ética no convívio, entre outros.

Sendo assim, o intuito do post é esclarecer o leitor para quais comportamentos são socialmente aceitáveis ou não no mundo do desenho e ilustração. Todos nós já encontrámos situações chatas que não resultam em nada tanto para a pessoa que posta, como para quem tenta ajudar. A internet é também um espaço público e cívico, e devemos saber como agir dentro dele; este post vem ajudar a o que se deve ou não fazer e como agir em determinadas situações.

Caso sejam profissionais e queiram aprender mais sobre ética, recomendo a leitura do livro Guia do Ilustrador.

1.Obter gostos na página

(fig.1) Exemplo de postagem auto-promotora.

Este é um evento comum em grupos grandes de Facebook: a pessoa cria uma página e para obter gostos promove-a em vários grupos, pedindo que as pessoas dêm gosto com a maior descontracção.
Apesar de parecer inofensivo esta atitude é errada. O post não têm qualquer conteúdo senão um link e devido a ser pouco atractivo vai resultar numa reacção contrária ao esperado, podendo ser apagado pelos moderadores do grupo ou simplesmente ignorado

O que fazer?

Se o intuito é obter gostos na página, é mais aceitável partilhar um desenho da mesma para o grupo. Dessa forma estamos a dar uma amostra do nosso trabalho, chamando muito mais a atenção.
Este tipo de post seria totalmente aceitável no perfil da própria pessoa, mas um grupo é um espaço cívico e deve ser mantido útil para todos.

2.Comentários Infantis 

(fig.2) Exemplo de comentário impróprio.

Este tipo de abordagem é completamente errada. Não só demonstra mau carácter como é também uma tentativa óbvia de tentar rebaixar o autor do desenho. Esta é uma forma de afirmação usada pelo autor do comentário para se sentir melhor quanto ao seu próprio trabalho, no entanto só há uma forma disso acontecer: estudar e treinar.

O que fazer?

Não respondam. A atitude mais correcta é denunciar o post á moderação para poderem agir de acordo com as regras do grupo, seja eliminando o comentário ou banindo a pessoa. Caso ela continue a tentar assediar-vos comentando na vossa página ou enviando mensagens para o vosso perfil pessoal, denunciem o perfil ao Facebook e bloqueiem-na

3.Crítica desrespeitosa

(fig.3) Exemplo de uma crítica desrespeitosa.

Á semelhança da situação anterior, o autor do comentário tenta rebaixar o autor do desenho com uma crítica disfarçada, usando palavrões e ofensas. A diferença é que a crítica contém algum conteúdo, o qual não devemos ignorar.

O que fazer?

Não se deve responder a este tipo de crítica, mas sim analisá-la e tentar absorver a parte construtiva. Deve-se também notificar um moderador do sucedido para poderem agir com a situação da forma mais correcta.
Por norma, este tipo de pessoa não têm o costume de enviar mensagens ou postar comentários na página do autor, mas poderá continuar a comentar no post original numa tentativa de obter uma resposta ou chamar a atenção. De qualquer das formas, ignorem e denunciem.

4.Crítica construtiva

(fig.4) Exemplo de uma crítica construtiva.

Esta é a crítica com real conteúdo que pode e deve ser absorvida, cujo objectivo é ajudar o autor do desenho a progredir na sua jornada artística. Não haverá problema em continuar uma conversa amigável com a pessoa, ou pedir esclarecimento de dúvidas.
No entanto, apesar das boas intenções esta situação pode dar lugar a casos desagradáveis, tanto para quem postou a crítica como para quem responde. 

4.1 A crítica é mal-recebida

(fig.5) Exemplo de resposta nª1
Nesta situação, apesar de ter pedido críticas, o autor recusa-se absorver a ajuda de uma das seguintes formas: ou considera o seu trabalho bom e apenas pretende ter comentários para manter-se no topo da página do grupo por mais tempo, rendendo mais gostos e atenção, ou fica ofendido com qualquer crítica dada independentemente desta estar feita de forma cuidada. Ainda mais, tenta descredibilizar a mesma sem  dar qualquer argumento válido

(fig.6) Exemplo de resposta nº2

Este exemplo é uma variação do apresentado na (fig,5), onde a pessoa responde com argumentos falaciosos (sem razão) para se defender, tentando ao mesmo tempo criticar ou ofender o autor da crítica. 


O que fazer? 

Ficar ofendido  ou tentar criticar o outro está fora de questão. Essa atitude é extremamente errada. Se a crítica não foi do nosso agrado, devemos pelo menos agradecer e dizer porque não estamos de acordo. Críticas construtivas não são ofensas.
Caso tenhamos dúvidas quanto a se devemos aceitar ou não a crítica, a única forma de esclarecer a dúvida é pondo em prática o que nos foi dito, experimentando. Assim poderemos tomar uma decisão acertada.

Sendo a pessoa autora da crítica, argumentar com este tipo de pessoa, apesar da tentação, raramente resulta em algo positivo. Por norma, dar críticas a pessoas que as solicitam é a melhor forma de ter a certeza que a nossa ajuda dará frutos, mas estas não são as situações em que isso acontence. Estão livres de tentar, mas fica a advertência que na maioria dos casos todos os esforços serão em vão.

5.Críticas por chat


(fig.7) Exemplo de pedido de crítica por chat

Pedir críticas ou recomendações por chat é algo comum, e sendo um ambiente mais descontraído é mais fácil poder fazer análises mais detalhadas e uma conversa mais prolongada. No entanto, há iniciantes que dispensam este valioso recurso e tentam transformá-lo numa forma de humilhar a pessoa a quem pedem ajuda e recusando aceitar o que lhes é dito.

O que fazer?

Quando atinge este ponto, a única coisa a fazer é abandonar a conversa. Se a pessoa persistir, o mais correcto será bloqueá-la.

6. Pedidos de desenho

(fig.8) Exemplo de pedido de desenho por chat

Se a pessoa nos pede um trabalho e não está disposta a pagar por ele, por pouco que seja, ela não merece a nossa atenção, ainda mais quando nos tenta ofender por tentarmos defender a nossa profissãoA não ser que  desenhemos cópias, nunca devemos fazer trabalho de graça.


O que fazer?

No caso de sermos alvo de uma situação deste género, a escolha mais correcta será ignorar.
Se formos a pessoa que fez o pedido, acho que devemos reconsiderar seriamente o respeito que temos pelos outros e pela arte.


Numa nota final, espero que o post vos tenha sido útil e ajudado a esclarecer algumas questões.
Qualquer dúvida ou consideração, poderão deixar na secção de comentários :)
Em breve realizarei o post sobre críticas portanto, fiquem atentos.



5 comentários:

  1. Concordo com tudo!!!! Principalmente as dicas no chat onde tem varios q desrespeitam um profissional q perde o tempo dele nem q seja passando links para ajudar o que pede as dicas. Ele acaba sendo mau agradecido grosseiro.

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    1. Fico feliz que tenhas gostado do artigo :)
      É exactamente esse o meu ponto de vista, um profissional ou estudante de desenho têm compromissos e tempo contado, recusar a ajuda é uma enorme falta de respeito.

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  2. Concordância em gênero, número e grau!

    O que mais me irrita são as dicas por chat. As pessoas pedem a dica, daí você vai dar (eu as vezes dou a minha opinião e alguns links para apostilas ou videoaulas no youtube) e ela não aceita. Acha que você é preguiçosa!

    O que eu percebo de muitos iniciantes é que eles querem facilidade para chegar ao nível profissional.
    Só falta pedirem para você segurar a mão deles e desenhar junto... Ainda bem que eu conversei com uma figura desrespeitosa desta apenas algumas vezes, e os outros que me pedem dicas são super educados.

    Eu sempre gostei de criticas construtivas, é como se estivéssemos enxergando nossas artes por outros olhos :3
    Ótimo post :)

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    1. Tive de lidar com estas situações algumas vezes e concordo plenamente com o teu segundo parágrafo. Aliás, tenciono fazer um artigo sobre isso mesmo.
      Por norma o tipo de pessoa descrito no artigo nunca vai muito longe em termos artísticos, e é pena isso acontecer porque simplesmente não querem ouvir...
      Também sempre gostei de críticas, elas são úteis quando são bem dadas :)
      Obrigada :)

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  3. As pessoas que agem de uma maneira errada não tem a noção do que o artista passa para poder fazer os seus projectos e ganhar dinheiro com algo que gosta. Isto podia ser resolvido se houvesse uma chamada de atenção com publicidade na televisão ou Internet em como os artistas estão sempre presente em qualquer situação que envolva arte. Arte não é apenas em museus ou exposições. Arte está sempre presente em filmes, desenhos animados, banda desenhada, etc. Pessoas presumem que desenhar é fácil e pode-se gastar minutos ou horas só para satisfazer um desconhecido só porque quer um desenho nosso. Artistas gastam o seu tempo para satisfazer os clientes, mas tem de ser recompensados pelo seu trabalho (se o trabalho for satisfatório). Também fazem arte para se poderem publicitar, ganharem fãs e potencialmente clientes.

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