Iniciantes e o Manequim

domingo, 19 de outubro de 2014


Creative Commons License
As fotografias presentes neste artigo são conteúdo original e estão licenciadas sobre Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional. É permitido redistribuir e reutilizar  para propósitos comerciais ou de uso próprio, desde que seja citado o autor original.


O manequim de desenho sempre foi uma ferramenta útil e amplamente utilizada ao longo dos tempos, cujo o objectivo principal é facilitar a iniciação ao desenho de figura humana.
Normalmente estes manequins são construídos a partir de madeira de pinho, razão pela qual o seu preço é relativamente baixo.

(fig.1) Manequim standard de madeira de pinho, fotografado com iluminação frontal

Apesar da sua utilidade, o manequim não é totalmente fiel ás proporções do corpo humano, ele utiliza medidas aproximadas e não substitui os estudos através de fotografia e as aulas de modelo-vivo - ele é apenas um modelo aproximado da realidade e simplificado para facilitar a aprendizagem.

(fig.2) Proporções e medidas aproximadas do manequim

As relações entre pernas/braços e tronco/pernas estão correctas, mas a relação braço/pernas não está. O braço juntamente com a mão, deve estar posicionado a meio da coxa. No manequim, a mão termina quase no joelho - isto porque as proporções foram encolhidas. Por isso, é apenas um auxiliar e não um conjunto de medidas e formas fiéis que podem ser seguidas á risca.

(fig.3) Proporções e medidas humanas por Andrew Loomis in Figure Drawing For All It's Worth, pg.26

Quais são os usos do manequim de desenho?

O manequim permite-nos estudar as mecânicas e relações do corpo humano. Por ser manipulável, é fácil criar a pose pretendida e realizar estudos da mesma em diferentes ângulos, pelo que ajuda a melhorar a nossa percepção visual das formas no espaço.

(fig.4) Estudos da mesma posição em diferentes ângulos e mesma iluminação da minha autoria.

A outra funcionalidade é ajudar-nos a estudar a luz. Com um auxílio de um candeeiro e duas folhas de papel, é fácil preparar um set-up improvisado e fotografar o manequim em diferentes poses e iluminações. Caso queiram apenas realizar estudos na hora, convém colocar uma folha por baixo do manequim de forma a ser fácil ver a sombra projectada.

(fig.5) O meu set-up improvisado em cima da secretária. A folha do topo foi presa debaixo do portátil mas podem usar fita-cola ou um pisa-papéis.

Aqui ficam exemplos de diferentes iluminações:


(fig.6) Manequim com iluminação de topo

(fig.7) Manequim com iluminação frontal

(fig.8) Manequim com iluminação da esquerda

(fig.9) Manequim com iluminação da direita

Outro uso é auxiliar com perspectivas e escorços (membros do corpo em prespectiva) como nesta imagem. Aconselho a tirar fotografias para treinar estes ângulos, devido a ser menos incómodo.

(fig.10) Manequim com iluminação do topo vinda da esquerda

Numa nota final, espero que o artigo vos tenha sido útil e auxilie nos vossos estudos. Qualquer feedback é bem-vindo :)



2 comentários:

  1. Cara excelente post. Sigo acompanhando seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) Espero continuar a colocar conteúdo do vosso agrado!

      Eliminar