Materias: Os Suportes

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Os materiais indicados neste artigo foram posteriormente testados e nele constam as minhas considerações sobre eles. O preço poderá variar ou poderão não encontrar materiais similares na vossa zona. Este artigo foi feito com base no que consta no livro Manual do Desenho 10º ano pela Editora Asa. As imagens na fig.4 correspondem aos seus respectivos donos.


Iniciando a série de tutoriais sobre materiais, neste artigo venho falar-vos dos Suportes, que definimos anteriormente como todo o material receptor de pigmento - no entanto esta é uma definição geral e vaga, pelo que neste artigo irei aprofundar o tema.

Que tipos de suportes existem?

Existem suportes fixos e transportáveis, mas para ser mais fácil a sua distinção são divididos em duas grandes categorias:

Suportes Rígidos
Exemplos: Madeira, contraplacado, metais, vidros, muros

Suportes Flexíveis
Exemplos: Papel, tela, tecido, etc.


Como escolher um suporte?

Estes devem ser escolhidos de acordo com a técnica a utilizar e as características dos respectivos materiais - se a tinta é oleosa ou aguada, se o suporte tem bom poder de absorção, se a textura é a indicada, e também as suas propriedades de conservação. Caso o trabalho seja exposto, ou seja arquivado, queremos garantir que as suas qualidades se mantenham durante o maior tempo possível.
Há também que levar em conta que a cor do papel afecta a sua capacidade de absorção, sendo o papel branco o mais absorvente.

No entanto este artigo tem como foco o material mais largamente utilizado como suporte: o papel.


Qual a origem do papel?

O papel originou-se há milhares de anos com a civilização Egípcia, em que era utilizada a fibra da planta papiro que originou o papel com mesmo nome. Existiram também no México papéis feitos a partir da fibra das árvores como a tapa, o papel chinês obtido de fibras vegetais e o pergaminho, obtido pelo curtimento de peles de animais ovinos e caprinos.
Actualmente o papel é produzido através das fibras de eucalipto, algodão, e linho.

Quais as propriedades do papel?

O papel pode ser categorizado tendo em conta a sua absorção, peso (gramagem, expressa em gramas por metro quadrado) e acidez ou neutralidade (pH). Temos então três grande grupos que apresentam características similares:

Rugosos
Papéis cuja superfície é rugosa ou texturada.

Pressão a frio (NO)
Papéis cuja superfície é texturada, de grão fino e semi-ásperos.

Pressão a quente (HP)
Papéis cuja superfície é dura e lisa, vítreos (reflectem a luz) e suaves.

Existem no entanto, mais características a considerar, e que devem ser levadas em conta aquando a sua compra ou escolha para realizar um determinado trabalho. Podem usar o quadro-resumo abaixo para facilitar a vossa escolha:

(fig.1) Características do papel e as suas descrições.

Outra característica a considerar é as suas medidas:
(fig.2) Medidas do papel e as relações entre elas.
Uma das características que necessita de uma maior compreensão é a gramagem. Ela define a espessura do papel e por conseguinte diferentes espessuras são indicadas para diferentes técnicas:

(fig.3) Relação entre a gramagem do papel e as técnicas possíveis de utilizar.
Esta tabela é meramente uma orientação que ajuda na hora de seleccionar o papel adequado para cada técnica, existindo excepções á regra. Dependendo da sua textura, poderá não ser indicado para uma determinada técnica, como por exemplo um papel de 100gr texturado não será ideal para o uso de canetas, mas sim de um material seco como o carvão.

Para que se deve usar cada tipo de papel?


(fig.4) Exemplos de papéis para diferentes técnicas e tipos de trabalho.
É importantíssimo saber classificar cada tipo de papel e associá-lo ás suas técnicas adequadas, o que ajudará imenso a evitar erros de iniciante e "desastres" no vosso trabalho. Um suporte adequado será meio caminho andado para um trabalho com óptima qualidade. Aqui ficam alguns exemplos para vos ajudar, e para o que os recomendo:

A - Papel de máquina ( papel sulfite)
90gr,sem textura, grão fino, alguma transparência, cor branca 
Poderá ser de qualquer marca, e será utilizado para realizar rascunhos ou estudos sobretudo a grafite e caneta. Devido ao seu baixo preço recomendo-o para sketches, estudos, layouts e outras tarefas.

B - Papel Canson Croquis
90gr, leve textura, grão médio, alguma transparência, cor beige
Devido á sua encadernação, torna-se um sketchbook prático e fácil de utilizar. Recomendo o tamanho A4 ou A5. Devido á sua textura, é capaz de aguentar materiais como carvão e pastéis secos.

C - Papel Canson Aquarelle
300gr, textura leve, grão fino, sem transparência, cor branca
Devido á sua leve textura recomendo este papel especificamente para aguarelas e gouache - é difícil encontrar um papel de aguarela pouco texturado a um bom preço e esta é a minha opção.

D - Papel Bristol Lorenz Bell
250gr, sem textura, grão inexistente, sem transparência, cor branca
Este é o meu papel de eleição para utilizar canetas de qualquer tipo, especialmente canetas a álcool para pintar. A sua superfície é extremamente suave e um pouco brilhante, dando um óptimo acabamento aos trabalhos. Gouache, lápis de cor e grafite também são excelentes técnicas para se utilizar.

E - Papel Dessin á Grain
180gr, leve textura, grão médio, sem transparência, branco perolado
Recomendo-o para utilizar técnicas  como pastéis secos, carvão, giz e sanguínea, pastel de óleo e lápis de cera. Também é capaz de absorver uma leve aguada. Não recomendo para lápis de cor e grafite.

F - Papel Canson Marker
70gr, sem textura, sem grão, semi-transparente, cor branca
Este é o papel da Canson específico para o uso de marcadores a álcool. Apesar de preferir o Bristol, podem usufruir da transparência do papel colocando-o por cima do sketch previamente feito e com o auxílio de um candeeiro ou mesa de luz transferirem-no para ser finalizado.

G - Papel Canson Mixed Media
300gr, altamente texturado, grão médio, sem transparência, cor branca
Recomendo este papel para se utilizar com técnicas como gouache, óleo e acrílico, colagens e outros trabalhos. Se não se importarem com a textura, aguarelas também resultam bem.

H - Papel Cavalinho
100gr, sem textura, grão fino, sem transparência, cor branca
De acabamento suave e sem brilho, recomendo utilizá-lo para sketches e desenhos finalizados a grafite, assim como canetas e lápis de cor.

Como armazenar o papel?

Regra geral, o papel deve ser armazenado num local seco e protegido da luz, longe de produtos ácidos e armazenado horizontalmente.

Considerações a ter na hora da compra e de utilzação

Tenham o cuidado de preferir papel mais barato ou em formato menor para realizar os vossos estudos, de forma a guardarem o melhor papel para trabalhos finais. A escolha do papel é algo que se relaciona muito com o gosto pessoal mas também a técnica e acabamento pretendidos, e espero deixar-vos informação suficiente para realizarem uma escolha consciente. Será uma boa prática aquando da compra do papel, pedirem ao comerciante para poderem tocar no produto. Isto dará-vos a conhecer da forma mais rápida e fácil as características do produto e poderão julgar se estão a fazer uma boa compra. Infelizmente já caí no erro de me deixar levar pela palavra dos comerciantes e comprar papel com qualidade inferior. Caso não possam tocar no produto como é no caso das grandes superfícies, a sua descrição deverá ajudar-vos na vossa escolha.

Por fim, espero que este artigo vos tenha sido útil e ajude nas vossas escolhas :)



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